Liberadas inscrições para a Matricula fácil RJ 2018

Já foram liberadas as inscrições para a Matrícula Fácil Rio de Janeiro 2018. A Matrícula Fácil Online 2018 é a maneira mais simples e rápida para se garantir o acesso às diversas vagas nas escolas de toda a rede estadual do Rio de Janeiro.

O Matrícula Fácil 2018 permite ainda que os estudantes ou responsáveis realizem a pré-matrícula ou mesmo a renovação da sua matrícula na instituição em que se deseja estudar, vindo a facilitar o processo de matrícula para 2018.

Como já estão liberadas as inscrições para a Matrícula Fácil 2018 Online no Rio de Janeiro, todos os alunos e pais de alunos estão sendo direcionados aos canais online para iniciar o processo. Só é imprescindível ficar atento às informações necessárias, documentações e prazos.

Liberadas inscrições para a Matricula fácil RJ 2018

O processo do “Matrícula Fácil 2018”

Funciona da seguinte maneira: primeiramente o aluno ou responsável deverá fazer um preenchimento de uma ficha de inscrição e selecionar até no mínimo 3 escolas para concorrer a vaga. Este é o ponto de partida para a matrícula do aluno. Depois será divulgado o resultado e em qual escola conseguiu a vaga

É muito rápido e fácil de fazer e com certeza vai otimizar o tempo gasto com a matricula dos alunos. O período de inscrição para renovação vai do dia 30/10/2017 a 22/11/2017 e para matricular novos alunos e transferências vai de 31/10/2017 a 04/12/2017.

O que geralmente acontece e que os pais acabam não se atentando à primeira fase de matricula e acabam perdendo o prazo. Por isso existe uma segunda chance, na qual é imperdível, para os casos de pais que por algum motivo perderam o prazo da 1ª fase de inscrição.

Mas esta 2ª fase é a última, não haverá novas chances. Por conseguinte, é preciso muita atenção à esta 2ª fase e fica de total cuidado e responsabilidade dos pais de não perder em hipótese alguma o novo prazo de inscrição online, caso tenha perdido o primeiro.

No entanto, é aconselhável não perder a 1ª fase, pois poderá adiantar muito a confirmação da matricula para o ano de 2018. A segunda chance deve ser utilizada apenas em último caso.

A 2ª fase também é para os alunos que não foram alocados em outras unidades, para os alunos que também não tiveram a confirmação na respectiva matricula na escola e, da mesma forma, para os novos alunos do ensino fundamental e médio.

Além disto, é importante também acompanhar a inscrição e verificar o resultado final não esquecendo de comparecer à escola para levar os documentos e confirmar a matricula, pois, a oficialização da vaga só se dará após esta confirmação pessoalmente na escola, com todos os documentos solicitados.

A Matrícula Fácil Online é destinada exclusivamente aos candidatos que desejam ingressar nos:

– Ensino Médio: Regular, Curso Normal (formação de professores), Solução Educacional Nova Geração, etc.

– Ensino Fundamental (anos finais): Regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Algumas escolas, no entanto, não oferecem todas as modalidades citadas assim e outras ainda já oferecem todas. Caso você tenha interesse em ingressar em uma dessas categorias, será preciso realizar a pré-matrícula no site do seu próprio estado.

Abaixo relacionamos alguns dos Estados Brasileiros, apenas para efeito de conhecimento, que já possuem o Matrícula Fácil:

  • Pernambuco
  • Bahia
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Pará
  • Alagoas

Para se realizar o cadastro, no caso no Rio de Janeiro, é necessário que o interessado acesse o site oficial da Matrícula Fácil Online e clique na opção “Faça sua Inscrição”, onde deverá ser informado:

  1. Nome completo do candidato;
  2. Data de nascimento;
  3. Sexo;
  4. Estado Civil;
  5. Nacionalidade;
  6. Naturalidade;
  7. Endereço completo, inclusive o CEP;
  8. Telefone fixo e móvel de contato, se possuir;
  9. Endereço eletrônico (e-mail), se possuir;
  10. Número da carteira de identidade do candidato (RG), se possuir;
  11. Número do CPF do candidato se possuir;
  12. Nome da mãe e do pai ou responsável legal;
  13. CPF do responsável (para menores 18 anos).

Em caso de estar afastado da escola, precisará informar o tempo de afastamento e a séria pretendida. Será preciso também escolher entre duas ou três opções de unidades escolares (verificar a proximidade da mesma), podendo o candidato optar por cursos e/ou turnos distintos, dentro da mesma escola/unidade.

O resultado da Pré-Matrícula será divulgado no site oficial (citado acima) a partir do dia 30 de dezembro do ano em questão. Já o resultado da alocação das inscrições das respectivas unidades do Programa de Fomento é divulgado em janeiro do ano seguinte no site www.rj.gov.br/web/seeduc.

Vale ressaltar que os alunos que estiverem sujeitos aos processos de Pré-Matrícula e Matrícula e que não confirmarem a mesma nas unidades escolares vinculadas à Secretaria de Estado de Educação no prazo previsto perderão o direito à vaga reservada.

Então é de suma importância que os candidatos fiquem atentos ao site oficial, documentos necessários e datas informadas. No ato da efetivação da Matrícula, os alunos deverão apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

– Carteira de Identidade (RG) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;

– Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que frequentou, constando a série para a qual o aluno está habilitado.

– Carteira de Identidade (RG) e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;

– Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);

– Comprovante de residência simples;

– Comprovante do Atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus (fator RH), conforme disposto em lei específica.

O site oficial da Matrícula Fácil Online sempre divulga um edital correspondente com todas as informações necessárias sobre as inscrições e respectivos prazos de divulgação dos resultados, facilitando assim o acesso à estas e outras informações.

Essas foram as principais informações sobre a Matrícula Fácil Online 2018. Para saber mais é aconselhável acessar o site oficial, www.matriculafacil.rj.gov.br, e verificar os editais dos anos passados. Vale lembrar que já estão liberadas as inscrições para a Matricula fácil RJ 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *